Deficiente Visual é Mestre em Educação no Tocantins

Euler Rui Barbosa é o primeiro deficiente visual a conseguir o título neste curso no estado. Para alcançar o objetivo, o professor precisou enfrentar desafios; conheça a história.

O professor Euler Rui Barbosa se tornou o primeiro mestre em educação do Tocantins com deficiência visual. A dissertação foi defendida no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas. O sucesso alcançado foi resultado de dois anos de muita dedicação.

A dissertação foi apresentada e aprovada nesta segunda-feira (10) e o Euler estava ansioso. “Na hora que chega esse momento, não deixa de dar um nervosismo, um pouco de ansiedade”.

Para alcançar esse objetivo, foram dois anos de dedicação. O caminho percorrido pelo mestre não foi fácil. “Tive que pegar os livros, escanear os livros e transformar o arquivo digital em acessível para que eu pudesse ter acesso às informações”.

O desafio foi ainda maior porque o Euler resolveu fazer a dissertação na área da matemática. “O ensino da matemática é baseado principalmente na exposição visual. As explicações até hoje foram assim, porém está na hora de professores entenderem que existem outras maneiras”, argumentou a orientadora Carmem Lúcia Artioli.

Apesar de ter escolhido falar sobre números, o Euler é professor de história para alunos do ensino médio no IFTO em Palmas. A ideia de abordar a matemática foi pensada para chamar atenção em relação às dificuldades que as pessoas com deficiência encontram ao longo da vida acadêmica. No mestrado não foi diferente.

Depoimento de Euler Rui Barbosa

“Eu imaginei que aqui tivesse mais acesso e infelizmente eu me deparei com diversas barreiras, tanto na parta arquitetônica, quanto na parte de informações e comunicações”, disse o mestre.

Agora, o objetivo é levar conhecimento para o maior número de pessoas. “Quero não só publicar a nossa dissertação em braile, como também impressa e digital para que todos possam ter acesso”

 

Fonte: G1

Deixe Seu Comentário Abaixo:

SubTenente Soley

Nascido aos 04 de abril de 1973 em Amambaí-MS. Policial Militar desde 1998, já prestou relevantes serviços para a sociedade tocantinense. Atualmente está lotado na área do 7º BPM - Batalhão Guará. Dedica-se, nas horas vagas, a escrever notícias de cunho informativo, jornalístico e político.

SubTenente Soley has 67 posts and counting. See all posts by SubTenente Soley